Que a caminhada é o exercício mais prático e gratuito de se fazer, já sabemos. Mas você sabe quais são os benefícios uma rotina de caminhada pode te trazer?
Separamos aqui, alguns dos inúmeros benefícios que a prática de uma caminhada diariamente pode nos oferecer.
Diminui o inchaço
A caminhada ajuda a diminuir o inchaço das pernas e do tornozelo, pois melhora a circulação sanguínea e linfática, diminuindo a retenção de líquidos no corpo.
Mas para que a caminhada ajude na diminuição de retenção de líquidos, é necessário a ingestão de água corretamente de acordo com seu peso. Segundo a OMS (Organização do Ministério da Saúde) é necessário ingerir 35ml de água por cada kg do seu peso por dia.
O fortalecimento muscular acontece porque com a prática regular de exercício, os músculos começam a captar mais oxigênio, aumentando a sua eficiência.
Além disso, como a caminhada é um exercício aeróbico, há o envolvimento de um grupo de músculos, que precisam atuar em conjunto, o que resulta no fortalecimento.
Favorecer a perda de peso
Durante a prática da caminhada, o organismo aumenta o gasto energético, utilizando a gordura acumulada para produzir energia durante o exercício, favorecendo a perda de peso. No entanto, o gasto energético depende de vários fatores, como a frequência e a velocidade da caminhada e do metabolismo da pessoa. Por isso, alguns conselhos para emagrecer com a caminhada são:
Contrair os músculos da barriga, de forma a manter a postura correta;
Caminhar rápido, de forma que a respiração fique mais acelerada e não seja possível conversar durante a atividade física;
Balançar os braços enquanto caminha, pois melhora a circulação sanguínea.
Se for feita diariamente, a caminhada pode contribuir para o emagrecimento e para a perda da barriga, podendo-se queimar até cerca de 400 calorias por hora e aproximadamente 2,5 cm de barriga por mês.
Além disso, quando feita num local tranquilo e com boa paisagem pode ser um ótimo tratamento para controlar o estresse do dia a dia.
Ajuda a controlar a glicemia
A caminhada também pode ajudar a controlar a glicemia, pois melhora a sensibilidade à insulina, o que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, a caminhada ajuda a reduzir o excesso de gordura ao redor da cintura que está relacionado com o aumento da resistência à insulina, o que leva ao aumento da glicemia, aumentando o risco de desenvolver diabetes.
O ideal é praticar pelo menos 30 minutos por dia para ajudar a reduzir a glicemia e combater a diabetes.
Combate a ansiedade e a depressão
A caminhada também pode ajudar a combater a ansiedade e a depressão, pois aumenta a liberação de neurotransmissores, como serotonina, noradrenalina e a dopamina, que estão relacionadas à regulação do humor, sono, apetite e da memória.
Além disso, a caminhada ajuda a melhorar a qualidade do sono, permite que a pessoa adormeça mais rápido e tenha um sono mais profundo e reparador.
Esse benefício é especialmente importante porque pessoas que têm depressão ou ansiedade, geralmente têm problemas para dormir.
Além disso, a caminhada ajuda a aumentar o relaxamento do corpo, o humor, a autoconfiança e a autoestima, o que promove uma sensação de melhor qualidade de vida e bem-estar.
A caminhada melhora a circulação sanguínea no cérebro e músculos, além de promover o fortalecimento muscular das pernas, melhorando o equilíbrio e a coordenação motora.
Esse benefício é especialmente importante para pessoas na terceira idade, uma vez que é comum que com o envelhecimento do corpo, se tenha maior dificuldade para equilibrar e coordenar os movimentos.
Além disso, o aumento da disposição também está relacionado com o relaxamento muscular, melhora da qualidade do sono e sensação de bem-estar, promovidos pela caminhada.
A caminhada também aumenta o fluxo sanguíneo e oxigenação dos tecidos no corpo, o que ajuda a aumentar a disposição para realizar tarefas do dia a dia.
“Fazer exercícios físicos não fortalece somente o corpo, mas também a mente e a alma. É um momento só seu de investimento exclusivo em você!”
FONTE: http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/12490-11-beneficios-d